Blog em homenagem à novela de Walther Negrão, exibida entre 1996/1997, às 18h, pela TV Globo

Novela espírita agita recanto das artes


Moradores de Embu chegam a montar feira só para as gravações de Anjo de Mim.

Um frio de sete graus e o cenário turístico - um largo com paralelepípedos, feira de artesanato e uma igreja com quatro séculos - deram ar colonial às primeiras cenas paulistas de Anjo de Mim, próxima novela das 18 horas da Globo.

As gravações da substituta de Quem é Você?, com Tony Ramos, Tássia Camargo e Milton Gonçalves, consumiram a semana em Embu das Artes, a 45 quilômetros de São Paulo.

O autor Walther Negrão cita a cidade e alguns de seus habitantes nos primeiros 20 capítulos.

É o caso de Claudionor Assis Dias, o Assis de Embu, de 65 anos. Escultor e pedreiro, teve caso com uma fazendeira local que lhe serviu de mecenas.

Na novela, Mestre Quirino (Milton Gonçalves) é um escultor veterano e espiritualista, cujo discípulo Floriano (Tony Ramos) tem um romance com a marchand Antônia (Tâssia Camargo).

Em crise criativa, Floriano começa a ter sonhos em que se vê no passado, com uma mulher desconhecida. Ao mesmo tempo, sente uma dor no braço capaz de imobilizá-lo.

Inquieto e cético, resiste à ideia de passar por uma terapia de regressão. É quando se depara com uma pintura em Embu das Artes com paisagem de Petrópolis que reconhece de seus sonhos [o palacete].

Atormentado, aceita fazer a regressão e descobre que viveu no século 19, teve um romance e levou um tiro por causa da amante. O personagem abandona tudo em Embu e parte para Petrópolis em busca da mulher de seu passado.

As cenas gravadas na terça-feira mostram Floriano e Antônia diante da pintura que aciona a história, em plena praça do artesanato em Embu das Artes.

Barracas normalmente montadas aos sábados e domingos foram erguidas excepcionalmente durante a semana. "A novela vai incentivar o turismo local", diz Assis de Embu, amigo de Walther Negrão.

"Cheguei a pedir para ele incluir a cidade no roteiro de algum programa, não pensei que virasse cenário de novela."

Espírita - "Quando li o resumo da história me encantei com o personagem", diz Tony Ramos, que vai acumular o trabalho em Anjo de Mim com a apresentação de Você Decide e com a peça Cenas de Um Casamento.

"Há 14 anos não fazia TV e teatro ao mesmo tempo, e estou administrando meu tempo de uma forma muito zen."

Assumindo o primeiro trabalho de fôlego na TV desde a morte da filha Maria Júlia, de dois anos, há cinco meses, Tássia Camargo está entusiasmada com sua personagem.

A marchand Antônia incentiva o namorado a fazer a terapia de regressão e vende sua galeria para ir atrás de Floriano em Petrópolis.

"É preciso trabalhar, para sobreviver e para não me entregar", diz a kardecista Tássia. "Com a equipe eu não paro de rir e estava precisando."

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo
Data de publicação: 4 de agosto de 1996
Repórter: Luiz Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário