Blog em homenagem à novela de Walther Negrão, exibida entre 1996/1997, às 18h, pela TV Globo

"Anjo de mim" fala de reencarnação e espiritismo no horário das 18h



Regressão e reencarnação são os temas da novela Anjo de Mim, que estreia amanhã, às 18h, na Globo.

O protagonista Floriano (Tony Ramos) é um escultor atormentado por um sonho recorrente: imagens de um amor perdido no século 19. No presente, seu desafio é encontrar a reencarnação da bela Valentina (Carolina Kasting).

"Sou espírita e há tempos quero fazer uma novela espírita. É um tema bom para ficção. Dá para dar um enfoque científico e religioso", diz Walther Negrão, o autor.

Muita gente não acredita em vida após a morte, mas direção e produção esperam que a polêmica atraia a audiência.

A novela fala de misticismo e mostra um romance muito bonito. Vai ser um sucesso. Regressão e reencarnação são assuntos do interesse do brasileiro", afirma o produtor Alexandre lshikawa.

O maior desafio é não banalizar essa questão. Walther Negrão pesquisou e está tendo aulas com psicoterapeutas que trabalham com TVP (Terapia de Vidas Passadas). "Você pode conquistar parte do público e perder outra. Estou tomando cuidado. Conversei com médicos e pacientes, estudei o assunto por todos os ângulos. Minha mulher (Orphila Negrão) é psicopedagoga e ajudou muito", disse o autor.

Nas regressões, Floriano é tenente da Guarda Nacional, apaixonado por Valentina. Antes da mulher desencarnar, os dois fazem um pacto de amor: marcam encontro na próxima vida.

"Não resolvi quem será a reencarnação da Valentina. Pode até não ser mulher. Quem sabe o Milton Gonçalves? Brincadeira. Eu não frustraria o público só por uma piada", disse o autor.

Para reviver o período de 1860, a produção optou pelo cenário da cidade imperial de Petrópolis. Parte do elenco grava em Petrópolis e o restante, na cidade cenográfica do Projac (Jacarepaguá, zona oeste do Rio).

Como Anjo de mim passa em duas épocas, a produção está trabalhando dobrado. "É como fazer duas novelas", diz Ishikawa.

QUEM É QUEM

- Floriano (Tony Ramos) - Escultor que descobre ter sido o tenente Belmiro em uma vida passada e decide procurar a reencarnação de Valentina (Carolina Kasting), a mulher com quem viveu um romance no século 19.

- Mestre Quirino (Milton Gonçalves) - artesão que ensina o ofício a Floriano e se torna seu orientador espiritual.

- Joana (Helena Ranaldi) - Mulher de Bianor (José Wilker), o empresário assassinado por Marco Monterrey (Herson Capri), o vilão da trama. Joana pode ser a reencarnação de Valentina.

- Maria Elvira (Paloma Duarte) - Outra possível reencarnação de Valentina. É a noiva patricinha de Wagner (Eduardo Moscovis), um estudante de Farmácia.

- Antônia (Tássia Camargo) - Marchand que negocia as esculturas de Floriano. E sua namorada no início da trama.

- Nando (Márcio Garcia) - Irmão de Maria Elvira. Bom-moço do tipo "geração-saúde".

- Lavínia (Viviane Pasmanter) - outra possível reencarnação de Valentina. Sem ter onde morar, ela se junta ao mendigo Canequinha (Elias Gleiser).

- Ulisses (Odilon Wagner) - O psiquiatra que usa a terapia da regressão em Floriano.


Fonte: jornal Folha de S. Paulo
Data de publicação: 8 de setembro de 1996
Repórter: Cristina Rigitano

Um comentário: