Blog em homenagem à novela de Walther Negrão, exibida entre 1996/1997, às 18h, pela TV Globo

Um romance do outro mundo



Encontro de alma gêmea inspira personagens de Anjo de Mim.

Em algum lugar do passado, uma história de amor foi interrompida pela tragédia. No presente, o destino tenta reunir duas almas gêmeas, cujo encontro foi marcado há um século.

A crença na existência de vidas passadas e a possibilidade de regressão espiritual são o tema central de Anjo de Mim, novela de Walther Negrão que estreia segunda-feira, às 18h, na Globo.

Forte e recheada de ingredientes folhetinescos, a trama tem tudo para agradar ao tradicional público do horário das seis.

Apenas um dos protagonistas dessa história de amor eterno será conhecido do público: o escultor Floriano, interpretado por Tony Ramos, que vai tentar descobrir em que rosto feminino se esconde a sua amada.

No contexto, a dúvida recai sobre três mulheres: Maria Elvira (Paloma Duarte), Joana (Helena Ranaldi) e Lavínia (Viviane Pasmanter).

No Projac, onde grava a novela de segunda a quarta-feira (de quinta a domingo ele faz o espetáculo Cenas de um Casamento, em São Paulo), Tony Ramos fala do atual personagem. "A princípio ele é cético, mas um sonho que se repete todas as noites e uma forte dor no braço direito o fazem procurar ajuda na terapia de regressão''.

Através de hipnose, Floriano descobre que, numa vida passada, marcara um encontro com seu grande amor, Valentina, no mesmo local onde ela morreria momentos depois. Reencarnado, o herói procura esse lugar e acaba encontrando-o em Petrópolis, através do fenômeno de deja vu (a sensação de conhecer um lugar sem nunca ter estado lá).

Para que a mulher reconheça o casarão em ruínas, Floriano decide restaurá-lo.

Católico ecumênico, Tony Ramos nunca teve qualquer tipo de experiência com fenômenos paranormais. Mas, nem por isso, pode ser considerado um leigo.

Além de ter feito a primeira versão de A Viagem, de Ivani Ribeiro, em 1975, que explorava o mesmo assunto, o ator recorreu à literatura espírita.

O incentivo veio da mulher, Lidiane, e da filha, Andréia, de 24 anos, estudiosas da doutrina kardecista. Dentro de sua formação religiosa, ele traça um paralelo entre a filosofia católica e a espirita. "O catolicismo fala da vida eterna. Por que isso não poderia ser uma espécie de manifestação de reencarnação?", questiona o ator, devoto de São Francisco de Assis.

Na novela, o personagem de Tony vai passar por várias sessões de regressão de memória para tentar se lembrar da mulher pela qual foi apaixonado. Para entender o fenômeno, Tony teve informações do psicoterapeuta e escritor americano Brian Weiss, que durante sua estada no Brasil, no início de agosto, reuniu-se com parte do elenco de Anjo de Mim.

Famoso pelo trabalho de terapia de regressão e pelos best-sellers que escreveu sobre o tema, Brian fez uma pequena demonstração para um restrito grupo que incluía, além de Tony Ramos e a mulher, o ator Odilon Wagner (que vai interpretar o psicoterapeuta Ulisses), Walther Negrão e o casal de jornalistas Carla Vilhena e Chico Pinheiro.

"Acredito que todos nós, naquele momento, ficamos em estado de relaxamento'', concluiu Tony. Apesar da experiência, o ator avisa que vai usar sua própria técnica nas cenas de regressão, que serão mostradas em imagens de época. "Não preciso mergulhar na loucura para viver um louco", compara.

PERSONAGENS

DO PRESENTE:

- Floriano (Tony Ramos) - Sua origem familiar é desconhecida. Amparado por um velho artesão, mostrou talento para a cultura. Não tem grandes ambições até fazer a regressão de memória e passar a procurar a amada do passado.

- Bianor (José Wilker) - Empresário autoritário. Casado com a jovem Joana, tem uma amante. É assassinado pelo sócio, Marco Monterrey, no início da trama.

- Joana (Helena Ranaldi) - Casou-se por interesse com Bianor. Ao enviuvar, torna-se amante do namorado da adolescência. É suspeita de ser a reencarnação de Valentina.

- Marco Monterrey (Herson Capri) - Enriquece ilicitamente como sócio de Bianor e, para não ser descoberto, mata Bianor, escondendo o corpo no poço de água do palacete.

- Maria Elvira (Paloma Duarte) - Filha de Marco e Renata Monterrey (Françoise Fourton). Personalidade forte. A princípio rejeita Floriano, mas acaba se apaixonando por ele, enfrentando o pai, visível inimigo do rapaz.

- Lavínia (Viviane Pasmanter) - Origem humilde e de pouca instrução. Antítese de Elvira, sua antagonista no amor por Floriano. Tem um mistério a ser revelado. Seria ela a reencarnação de Valentina?

- Antônia (Tássia Camargo) - Namorada de Floriano. É ela quem o convence a fazer a terapia da regressão.

- Mestre Quirino (Milton Gonçalves) - Além de dedicar-se ao artesanato, mergulha na literatura espírita. Sábio em suas observações, é considerado um guru.

- Canequinha (Elias Gleiser) - Criatura doce, traz marcas de outra encarnação incompatíveis com sua condição de mendigo. Torna-se escudeiro de Floriano no palacete.

- Nando (Marcio Garcia) - Irmão de Elvira. Não se dá bem com o pai, que o quer como substituto na empresa.

DO PASSADO:

- José Balbino (Mauro Mendonça) - Coronel acostumado a mandar, casa-se com Valentina, contra a vontade dela.

- Valentina (Carolina Kasting) - Atriz e cantora da companhia mambembe do pai, que a faz casar com um homem 40 anos mais velho.

- Belmiro (Tony Ramos) - Jovem romântico e aventureiro. Apaixonado por Valentina, não mede esforços para libertá-la do marido.

- Germinal (Fábio Sabag) - Pai de Valentina. Velho canastrão que vende a filha para o coronel Balbino.


Fonte: Jornal do Brasil
Data de publicação: 7 de setembro de 1996
Repórter: Vera Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário