Blog em homenagem à novela de Walther Negrão, exibida entre 1996/1997, às 18h, pela TV Globo

Com a arma da sedução



Floriano Peixoto será o detetive machão na nova novela da Globo.

É comum a gente ouvir atores de TV dizendo que gostam de fazer personagens bem distintos. Mas Floriano Peixoto desta vez exagerou.

Depois de interpretar a drag queen Sarita em Explode Coração, o ator vai viver Geraldo, um detetive para lá de macho em Anjo de Mim, novela das seis que estreia nesta segunda, na TV Globo. "Ele não é grosseiro, mas é um sujeito durão. Acima de tudo é um cara sedutor", diz o ator.

A sedução é, aliás, a arma de Geraldo para desvendar o misterioso assassinato de um empresário (José Wilker), que acontece logo no início da trama. "Vai ser um grande desafio para mim, já que a TV possui a tendência de estigmatizar os atores com papéis de grande repercussão", observa.

Mas será que Floriano aceitaria um outro personagem com características tão peculiares quanto a Sarita? "Ela é um tipo que marca o ator. Se fosse algo de imediato eu recusaria o papel", responde.

Apesar do sucesso da antiga personagem, Floriano não acredita que a drag queen vai abafar Geraldo. "As pessoas vão apenas dizer: 'Olha lá o cara que fez a Sarita`, acredita. O cabelo curto, é claro, também vai ser um valioso diferencial. "Logo, logo os telespectadores se acostumam com Geraldo. A última imagem é sempre a que fica", ensina.

No intervalo entre as duas novelas, Floriano ocupou seu tempo participando de A ostra e o vento, o novo filme de Walter Lima Júnior.

As gravações terminaram há duas semanas no Ceará, onde ele pode experimentar o sucesso em Explode Coração, sua primeira novela. "As crianças só me chamavam de Sarita, mas apenas porque estava atuando. Se fosse como turista, não me reconheceriam", acredita.

Em A ostra e o vento, Floriano volta a fazer um papel diferente. Ele é portador da síndrome de Down e ajudante de um faroleiro. Por causa da doença, arranca e corta o próprio cabelo, deixando-o cheio de falhas. "Acho que atraio tipos de cabelo que não se parecem com o meu", brinca, referindo-se às longas melenas de Sarita.

Com 37 anos, Floriano tem apenas dez de carreira como ator.

Pouca gente sabe que até os 27 anos ele era repórter do Jornal do Brasil.

A mudança aconteceu de repente, quando foi assistir à aula de teatro de uma amiga. "Nesse dia eu me apaixonei pela profissão", conta.

Um ano depois, já atuava na peça Nosferatu, do diretor Moacyr Góes.

Para partir para a TV, bastou apenas a indicação de Glória Perez em Explode Coração. "A Sarita foi um grande passo na minha carreira. E a minha maior surpresa foi que ninguém mexia comigo na rua por eu interpretar um travesti", revela.


Fonte: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 5 de setembro de 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário